Você já parou para pensar por que os melhores candidatos que passaram pelo seu recrutamento não ficaram na sua empresa? Será que você não está assustando seus funcionários?
É verdade que encontrar bons funcionários está cada dia mais difícil, mas às vezes os métodos de contratação da sua empresa podem dar a impressão de que a pessoa está em processo seletivo no RH do inferno.
Uma das formas de contratação utilizada nas empresas é assustar os bons candidatos, seja com as normas rígidas ou com o volume assustador de trabalho. Empresas assim entendem que ao colocar medo no funcionário, elas estão impondo mais respeito. Nada por estar mais longe da verdade.
Para evitar esses problemas e manter seus bons profissionais na empresa, veja a seguir três dicas de comportamento que o empregador deve ter:
Converse sobre o volume de trabalho
Se você está fazendo contratações em massa devido ao rápido crescimento da sua empresa, é bom deixar isso claro durante as entrevistas com candidatos.
Caso contrário, pode dar a impressão que seus funcionários estão saindo da empresa em debandada devido ao grande volume de trabalho, dando a entender também que você ‘suga’ seus empregados, forçando uma carga horária extra de trabalho neles.
Lembre-se de que os candidatos podem querer se informar sobre a pessoa que ocupou seu cargo anteriormente.
Veja se seus anúncios de emprego não estão obsoletos
Se você tenta preencher uma vaga de trabalho há meses e não está recebendo muitos candidatos, considere revisar a metodologia usada na captação dos profissionais para o cargo.
Um anúncio publicado há muito tempo e sem retorno mostra o desinteresse dos candidatos.
Por isso, seja criativo na divulgação da vaga e também procure detalhá-la ao máximo.
Para de criticar os ex-funcionários
Quando estiver entrevistando o candidato, procure não ‘queimar’ o empregado anterior da vaga. Não se queixe de como ele era incompetente ou lerdo ao realizar os trabalhos.
Isso só refletirá mal sobre sua pessoa e até sua empresa, pois poderá causar preocupações no candidato.
Você tem mais dicas para acrescentar à lista? Deixe aqui nos comentários!
Deixe um comentário