Com certeza você já enfrentou esse problema: Passa o dia todo na frente do computador, bebendo café atrás de café e lutando para conseguir terminar seu trabalho, e acaba deixando para o dia seguinte. Você precisa de dicas para ser mais produtivo?
Existem várias causas para a falta de produtividade – procrastinação, cansaço – e todas podem ser facilmente resolvidas.
Além destas dicas, eu recomendo você ler este post também: Saiba como evitar a procrastinação
Veja algumas mudanças simples que você pode fazer para aumentar sua produtividade no trabalho.
5 dicas para ser mais produtivo no escritório
1 – Elimine as distrações
O surgimento dos smartphones mudou drasticamente nossas vidas – em grande parte para melhor. Entretanto, as distrações tecnológicas podem reduzir drasticamente sua produtividade. Uma pesquisa do King’s College London revelou que distrair-se com mensagens e e-mails podem diminuir 10 pontos do seu QI.
Deixe seu celular no modo silencioso e não se distraia com chamadas, Whatsapp, Instagram e outras atividades. Mas os celulares não são os únicos culpados. Certos websites, especialmente as redes sociais (Facebook, Pinterest, Twitter, etc.) arruínam a sua concentração. Remova esses sites dos seus ‘favoritos’ de internet, assim você ficará menos tentado a visitá-los.
2 – Você é o que você come
Aquela vontade do lanchinho da tarde é um fenômeno comum – e absolutamente fatal para sua produtividade. Encher seu corpo de açúcar pode causar uma sensação de energia no corpo, porém, o açúcar é rapidamente absorvido pelo organismo e você se sentirá mais cansado e irritado.
Evite alimentos cheios de açúcar (café, cereais, docinhos, etc.) e tente optar por alternativas saudáveis e em grãos (como a granola light). Isso fará com que o açúcar seja absorvido mais devagar. Você terá mais energia e será mais produtivo.
Além disso, em vez de fazer três grandes refeições ao dia, experimente fazer cinco ou seis refeições mais leves por dia.
3 – Mantenha-se hidratado
Não é apenas a comida que impacta nos seus níveis de energia. Cerca de 78% do seu cérebro é feito de água. Assim, mesmo uma pequena desidratação pode te deixar mais letárgico e com menos concentração. Por isso, mantenha sempre uma grande garrafa de água na sua mesa. Alguns profissionais da saúde dizem que as mulheres devem beber 1,6 litros de água por dia, enquanto os homens devem beber 2 litros.
4 – Faça uma lista de tarefas
Montar uma lista diária de tarefas é ótimo para aumentar sua produtividade. Crie checklists de cada atividade e certifique-se de concluir tudo até o fim do expediente.
Organize as tarefas em ordem de prioridade, colocando as mais urgentes no topo da lista. Tente agrupar tarefas semelhantes como, por exemplo, enviar respostas por e-mail. Assim você separar um momento do dia apenas para responder e-mails.
Importante: Monte essa lista de tarefas na noite anterior. Isso te ajudará a se lembrar de cada coisa que você precisa fazer e, na manhã seguinte, você se sentirá mais organizado e pronto para começar.
5 – Faça uma pausa
Um computador é projetado para trabalhar todos os dias, sem pausa. Você não. Fazer pequenas pausas no trabalho durante o dia é uma boa maneira de se manter produtivo.
Saia da sua mesa, se possível. Não fique na frente do monitor o dia todo, isso causará dores de cabeça. Levante e dê uma volta pela empresa ou, então, vá até o café da esquina.
Da mesma forma, não almoce na sua mesa, também. Isso é muito tentador quando estamos cheios de trabalho, mas seu corpo precisa de uma pausa. Saia, faça sua refeição calmamente e retorne – você se sentirá mais renovado.
Se tiver tempo, experimente fazer uma caminhada após o almoço. Uma volta no quarteirão ou mesmo uma ida e volta pela avenida onde você trabalha pode fazer maravilhas com seu cérebro e aumentará sua produtividade.
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