Quando você é um empresário, seu negócio é como um ‘filho’. Delegar ou terceirizar as tarefas, às vezes pode ser difícil, porque ninguém faz as coisas tão bem quanto você. Certo?
Errado, diz Jordan Cohen, um especialista em produtividade nos EUA. “Em algum momento, os empresários terão a necessidade de alguém para ajudar, chegarão a um ponto que não conseguirão fazer o que fazem hoje ou não conseguirão fazer tão bem como antes“, diz ele.
Em um estudo para a Harvard Business Review, Cohen e Julian Birkinshaw, professor de estratégia e empreendedorismo da London Business School, entrevistaram executivos de 39 empresas nos Estados Unidos e Europa e descobriram que a maioria deles teve um dia repleto de atividades que poderiam ser executadas por outros.
“Nós temos sido condicionados com a ideia de que a conclusão de uma tarefa é uma realização“, diz Cohen. “Mas no mundo empresarial de hoje, o tempo de um empreendedor pode ser melhor aproveitado em fazer as tarefas mais importantes para o sucesso do seu negócio e delegar o resto.”
Não é nada fácil encontrar as pessoas certas para delegar e ainda confiar seu negócio a elas, é arriscado, mas é preciso tentar.
Cohen oferece três passos fáceis para você começar a delegar tarefas:
1. Promova a terceirização da infraestrutura no local antes que seja tarde
Empresários muitas vezes procuram ajuda quando eles estão sem tempo ou cheios de problemas. Para Cohen, este não é o melhor momento para encontrar uma opção de terceirização.
Em vez de tomar decisões sob pressão, deve-se pesquisar boas alternativas para a delegação de funções ou terceirização de serviços antes de realmente precisar delas.
“Quanto mais tempo você é capaz de investir na criação de suas opções, mais robusta será a solução“, afirma Cohen.
2. Coloque ‘delegar’ no seu calendário
Quando for revisar seu calendário e lista de tarefas, tenha um olhar crítico sobre cada item inserido ali.
“Quais são as tarefas que você tem que fazer mesmo e o que você poderia delegar para os outros fazerem?“, pergunta Cohen. Tarefas que têm baixo valor para os seus clientes e são demoradas — como contabilidade ou tarefas administrativas — são tarefas ideais para terceirizar.
“Você está na melhor posição para determinar o que você tem que fazer“, afirma Cohen. “Use o bom senso, mas não seja pego em uma forma de trabalhar que não é produtiva.”
3. Faça testes menores
Uma vez que você identificar as tarefas que são boas para a terceirização, Cohen sugere que se comece com algo que não é complexo ou urgente.
Em vez disso, faça testes com coisas de menor importância. Por exemplo, contrate uma agência de design para transformar sua apresentação normal em uma apresentação em PowerPoint mais elaborada — mas não comece com o seu discurso de vendas mais importante.
“As coisas raramente funcionam perfeitamente na primeira vez“, diz ele. “A ideia é se sentir confortável com o ato de delegar. É preciso prática, mas fica mais fácil com o tempo.”
Você costuma delegar suas tarefas ou ainda é uma pessoa centralizadora? Por quanto tempo acha que conseguirá manter esse ritmo? Deixe sua resposta nos comentários!