Para quem tem negócios a administrar, parece que nunca há horas o suficiente no dia. Aproveitar o poder das manhãs, um período do dia quando há menos demandas, pode ser a chave para aumentar sua produtividade.
Por quinze anos a presidente do Starbucks, Michelle Gaas, programava seu despertador para tocar às 04:30 para ir correr. A escritora americana Gretchen Ruben acorda às 6:00 e trabalha por uma hora até sua família levantar. A especialista em gerenciamento de tempo, Laura Vanderkam, explica o que torna as manhãs tão especiais e como podemos usá-las de forma mais eficiente. Veja a seguir alguns benefícios apontados por ela para sair da cama cedo.
O poder das manhãs
Você tende a estar menos distraído de manhã
O dia de um empreendedor é preenchido rápido. Se você esperar pela tarde ou noite para fazer algo para si mesmo, como exercícios ou ler um livro, é provável que nunca consiga sair de uma lista de ‘coisas a fazer’. Você não vai agendar nenhuma prioridade às 04:00, além disso as obrigações do dia não vão incomodá-lo antes das 06:00.
Você tem mais disposição de manhã
Mesmo que não goste de levantar cedo, você terá mais disposição nas primeiras horas do dia do que nas últimas. Disposição é o seu combustível. Ao longo do dia você terá que lidar com pessoas difíceis, tomar decisões e enfrentar o trânsito. Você precisará de toda disposição possível para chegar até o final do dia sem se estressar.
As manhãs são a oportunidade de dar um tom positivo ao dia
Se você já perdeu a hora por dormir um pouco a mais ou esqueceu o lanche dos seus filhos em casa ao deixá-los na escola, você sabe que começar o dia com o pé esquerdo pode influenciar o seu humor e produtividade no trabalho. Acordar cedo permite começar o dia com uma vitória e ajustar o tom para ser mais produtivo e feliz.
Se a ideia de acordar com as galinhas faz você franzir a testa e sonhar com aqueles ‘só mais cinco minutos’, Vanderkam recomenda quatro passos simples para transformar até mesmo uma pessoa que gosta da noite em uma fã das manhãs. Veja a seguir:
1 – Mantenha um diário
Uma das razões pelas quais as pessoas não gostam das manhãs é por que elas dizem que ficam acordadas até tarde. Procure manter um diário por uma semana para mostrar aonde você pode estar usando seu tempo de forma ineficiente. A maior parte dos notívagos acaba descobrindo que não gasta suas horas noturnas em algo produtivo ou divertido.
2 – Imagine sua manhã perfeita
Imagine o que você faria se tivesse uma hora extra no dia. Faria exercícios? Leria o jornal com calma em vez de apenas correr os olhos pelas manchetes? Levantar cedo não é um castigo. Você não sairá da cama se não tiver um bom motivo para isso.
3 – Planeje sua manhã
Quando decidir o que fazer com sua hora extra, planeje como usá-la com antecedência. Por exemplo, se quer fazer exercícios de manhã, deixe suas roupas prontas na noite anterior ou prepare os ingredientes do seu café da manhã.
4 – Crie o hábito devagar
É quase certo que você vai ignorar o despertador e voltará a dormir se fizer uma mudança muito drástica de hábito. Por isso, em vez de ajustar seu despertador para as 5:00 quando normalmente você acorda às 07:30, ajuste-o para 10 minutos mais cedo a cada dia. E para compensar esse tempo, vá para a cama 10 minutos mais cedo a cada noite. Se tiver problemas para deitar no tempo certo, ajuste um alarme também para a hora de dormir.
E você? Detesta acordar cedo? Ou gosta das manhãs calmas para organizar melhor o seu dia? Tem alguma dica ou preferência que melhore sua produtividade? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários abaixo.
Anônimo
A partir de agora vou acordar mais cedo!Além desses benefícios, é muito bom ver os primeiros raios de sol tomando um café bem quentinho!
João Pedro
A partir de agora vou acordar mais cedo! Além desses benefícios, é muito bom ver os primeiros raios de sol tomando um café bem quentinho!