Começo de ano sempre é uma época que muitas pessoas procuram mudanças em sua vida profissional.
Em razão disso, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você a se destacar na hora de conquistar uma vaga de emprego desejada.
Atualmente o currículo não é mais a principal ferramenta utilizada na escolha do candidato ideal. Mas é importante que ele esteja sempre atualizado.
As redes sociais estão sendo utilizadas pela maioria das empresas na hora da seleção dos candidatos.
Por isso é fundamental que se tenha muita cautela naquilo que é escrito nas redes sociais, pois as empresas verificam o perfil dos candidatos a fim de conhecê-lo melhor.
Logo, se aquilo que você publica for positivo e estiver de acordo com o que você descreveu no currículo, será beneficiado. Mas o contrário poderá ser uma barreira na hora da contratação.
Não é bacana, por exemplo, expor preconceitos ou reclamações de trabalho nas redes sociais, isto poderá dar a impressão errada do candidato na hora da entrevista – você está concorrendo a uma vaga de emprego ao mesmo tempo em que publica “odeio trabalhar” no Facebook? Não dá, né?
As redes sociais devem ser usadas de forma que se tornem suas aliadas, nunca suas inimigas.
Além delas é interessante que o candidato tenha um blog ou participe de grupos de discussões. As empresas enxergam isso como um ponto positivo no desempenho e contratação de um profissional.
Outro ponto positivo em favor do candidato é se ele realiza trabalhos voluntários, já que este tipo de trabalho demonstra que o candidato tem preocupação com o próximo.
- Na hora da entrevista o candidato deve seguir algumas regrinhas básicas:
- Não chegar atrasado na entrevista
- Procurar se informar sobre a empresa em que está se candidatando
- Não mentir
- Não falar mal do emprego anterior
- Focar nas suas habilidades
Além disto, existe outro aspecto baseado no famoso ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Por isso vale a pena seguir as dicas abaixo:
- Gírias: em uma entrevista de emprego a linguagem mais formal é melhor indicada, por isso cuidado para não falar gírias na hora da entrevista.
- Mascar chiclete: apesar do chiclete relaxar em um momento de tensão, quando for entrar na sala para ser entrevistado, jogue fora. Não é recomendado falar mastigando, pode dar a impressão de desleixo e que o candidato não está interessado verdadeiramente na vaga.
- Roupas: é muito importante haver um padrão de vestimenta na hora da entrevista. É importante estar de acordo com o padrão da empresa, se for um escritório de advocacia, por exemplo, o candidato deve ir com trajes sociais, se for uma empresa mais irreverente, como uma agência de propaganda, pode ir mais esporte – mas nunca de bermuda e boné!
Os homens devem fazer a barba e manter o corte de cabelo em dia. Já para as mulheres, é importante dosar no perfume, manter uma maquiagem natural e sem excessos na roupa, também – cuidado com decotes e fendas.
Caso você ainda esteja trabalhando enquanto procura um novo emprego, tente ser o mais transparente possível com a empresa, não feche as portas do seu emprego atual, pois nunca se sabe o dia de amanhã.
Deixe um comentário