Quando falamos em agressividade, logo vem à nossa mente brigas, ofensas, grandes discussões. Mas nem todo comportamento hostil é assim, muitas vezes a agressividade é ‘velada’.
Um comportamento agressivo no ambiente de trabalho pode se refletir de várias maneiras: Hostilidade, ressentimento, mal humor, procrastinação ou até na forma de comportamentos negativos.
Quantas vezes um funcionário demora para finalizar os trabalhos ou tomar uma decisão importante? Quantos perdem prazo? Ou ainda retardam o cumprimento de uma determinação? E aqueles que mal respondem uma pergunta ou até mesmo um e-mail?
O fato é que em um ambiente de trabalho este tipo de conflito prolongado afeta a empresa toda.
A equipe toda se contamina com este comportamento tóxico e logo começa a refletir seus efeitos: Respondem mal uns para os outros, não cumprem metas, reclamam todo o tempo de tudo e procrastinam ao máximo as tarefas delegadas.
Para acabar com isso, é importante que você converse com a equipe e procure entender o que começou a gerar este conflito.
É importante que você deixe de lado seus preconceitos e opiniões e escute de coração aberto o que cada um tem para falar.
Fale sobre sua expectativa com cada um da equipe e da importância de uma equipe unida. É importante que você dê atenção individual, mas também que saiba valorizar a pessoa dentro da equipe.
Discussões são saudáveis dentro de uma empresa, muitas vezes grandes ideias nascem do debate de pensamentos sobre pontos de vista diferentes. Mas é importante que a equipe esteja unida no sentido de saber ouvir, respeitar a opinião alheia e confessar muitas vezes seu próprio erro.
O que não é saudável na equipe é um debochar do outro sobre determinado trabalho, ou revirar os olhos quando um estiver falando ou, ainda, fazer fofoca para atingir seu colega de trabalho.
Como líder, você deve promover a paz do conflito e motivar sua equipe a ser ainda mais produtiva.
Para isso:
- Faça um plano de ação em que a equipe seja forçada a trabalhar em conjunto
- Seja amigável
- Crie eventos sociais fora do ambiente do trabalho
- Crie um ambiente de trabalho acolhedor
- Seja um exemplo
Com sua equipe motivada a fazer um trabalho melhor, o trabalho será mais dinâmico, divertido e principalmente produtivo.