Veja seis dicas infalíveis para conquistar consumidores e atender melhor os seus clientes.
Atualmente, atender seus clientes com qualidade não é mais um diferencial e sim uma necessidade. Afinal um bom atendimento desarma clientes insatisfeitos e fideliza aqueles os satisfeitos.
Apesar de parecer que um bom atendimento ao cliente é uma questão de senso comum, isso não significa que ele é o mesmo para todos os empresários. Por isso as dicas a seguir podem ajudar oferecer um excelente serviço aos seus clientes:
Seis dicas para atender bem seus clientes
1 – Ouça
Segundo o empresário americano Marc Willson, “os melhores vendedores gastam 80 por cento do seu tempo ouvindo, não falando“.
Por isso faça perguntas diretas para conhecer as necessidades do seu cliente e o que ele realmente quer.
2 – Importe-se com as pequenas coisas
Pequenos gestos podem significar muito na sua relação com cliente. Procure se antecipar às necessidades dos seus clientes ou proporcionar pequenos mimos e confortos.
3 – Seja solícito
Caso apareça uma necessidade que você não pode resolver, indique alguém que possa. Isso cria um sentimento de confiança e solicitude que fará seu cliente retornar mais vezes.
4 – Conheça seu cliente
Estude o seu cliente. Procure sabe o que ele busca, quais são suas reais necessidades, onde estão seus erros. Defina o perfil dele. Quanto mais informações você tiver, maiores serão as chances de venda.
5 – Resolva o problema quando ele surgir
Procure solucionar o problema assim que ele surge, como se fosse seu. Assegure ao seu cliente que você vai solucionar o problema e tome todas as medidas necessárias para que isso seja feito o mais rápido possível – mesmo que isso não tenha a ver com suas obrigações.
6 – Cumpra os prazos determinados
É muito importante que o cliente tenha ciência do prazo que a empresa oferece – seja para entregar um produto ou concluir um serviço. Ele ficará menos ansioso e satisfeito com o cumprimento dentro do prazo. E se você entregar antes do previsto, com certeza será recomendado para outras pessoas.