Algumas pessoas amam rotinas. Elas acordam felizes sempre no mesmo horário, fazem sempre as mesmas coisas, comem sempre as mesmas comidas e trabalham no mesmo emprego, dia após dia. É confortável para elas e não precisam de grandes inspirações para realizar suas tarefas.
Já outras pessoas preferem a variedade. As novidades. Os desafios. Levantar e fazer as coisas acontecerem. Começar um projeto e sentir aquela sensação de realização quando ele termina. E para pessoas assim, inspiração e criatividade são o combustível que as movem. Mas e quando a inspiração desaparece? O que acontece quando as ideias somem?
Você conhece a sensação. Todo mundo já enfrentou esses momentos em que parece que você está preso em areia movediça: quanto mais você tenta lutar, mais ela te puxa pra baixo.
É um problema para todos os que precisam pensar para sobreviver. Gerentes, executivos, empreendedores, líderes, publicitários, engenheiros, programadores – todos os trabalhadores do conhecimento precisam de inspiração para inovar, ter ideias revolucionárias, resolver problemas complexos, tomar decisões difíceis e exceder seus limites.
Você precisa sempre encontrar coisas que lhe inspiram, novas formas de fazer sua criatividade fluir, não importa o que aconteça. Por isso, reuni aqui algumas dicas fornecidas por Steve Tobak, consultor e estrategista corporativo nos EUA. As dicas dele funcionarão para você? Quem sabe? Mas uma coisa é certa: Elas nunca funcionarão se você não testar.
Nove dicas para conseguir mais inspiração
- Converse. Claro, há momentos em que as ideias simplesmente surgem. Acontece comigo o tempo todo, seja quando estou quase dormindo ou no chuveiro. Mas quando o cérebro se recusa a funcionar, um pouco de brainstorm pode fornecer a faísca necessária para seguir em frente. Para muitas pessoas, as melhores ideias surgem quando estão participando de animados debates ou conversas inspiradoras.
- Use drogas. Não, não aquele tipo de drogas. Estou falando de cafeína. É um fantástico estimulante. Sempre que precisar pensar e refletir sobre algo, uma xícara de café é indispensável. E quando precisar de uma grande ideia, mas estiver tenso, uma taça de vinho à noite ajuda a relaxar a mente para as ideias fluírem. Claro, isso pode não funcionar para todos.
- Desconecte-se. Se você busca inspiração, a última coisa que deve fazer é olhar seu Facebook, e-mail ou qualquer coisa online. Isso é um poço sem fundo de distração. O mesmo vale para videogames, compras ou comer por stress. Isso porque são coisas viciantes, prazerosas, mas que mantêm você longe de concluir suas tarefas.
- Saia para caminhar. Este é meu favorito (e o que melhor funciona para mim). Dizem que fazer uma coisa repetitiva alivia sua mente. Eu não sei se caminhar se encaixa nessa descrição, mas, por alguma razão, simplesmente sair e andar pelas ruas ou em um parque me inunda de ideias. Se tiver a oportunidade, faça uma reunião durante uma caminhada – ei, Steve Jobs fazia isso!
- Comece um projeto de longa duração. Inicie um novo projeto, algo que você nunca fez antes e que não tenha nada a ver com trabalho. Pode ser construir uma casinha para seu cachorro, pintar a casa, montar um aeromodelo – você decide. Durante esse período, verá que sua produtividade no trabalho também aumentará.
- Coloque o sangue pra ferver. Mexa os músculos: Corra, faça rafting, lute tae-kwon-do, escale uma montanha. Dedique-se a algo que realmente faça você se sentir no topo do mundo! Depois que superar a dor (ou se acostumar com ela) dos exercícios, você sentirá sua mente renovada e verá como os pensamentos ficam mais claros e objetivos.
- Contemple a natureza. Belas paisagens, montanhas, flores, majestosas araucárias centenárias, formações rochosas, animais – tudo nascido na natureza – tem o poder de fazer você se integrar e sentir-se vivo e maravilhado. Sempre que puder, fuja do cinza da sua cidade e passe alguns momentos contemplando o verde e a natureza. Apenas observe e deixe sua mente viajar.
- Pratique a serenidade mental. Não, isso não tem nada a ver com baboseiras new age. É ciência, e é real. A meditação direcionada pode te ajudar a aprender a viver o presente, lidar com o stress e ganhar perspectiva. É uma grande forma de destravar a mente. Experimente!
- Brinque com seus filhos. Se você tem filhos pequenos, não existe nada mais inspirador do que ver o mundo através dos olhos das crianças. Se não tiver filhos, brinque com seu cachorro ou gato. Eles vão amar a atenção e, quer saber? Você também.
Acima de tudo, conheça a si mesmo e seja bom com você mesmo. Se fizer isso, você nunca precisará viver se segurando nem será seu próprio inimigo. Tudo o que precisa fazer é descobrir a melhor forma de mudar sua rotina.