A psicologia das cores desempenha um papel importante em nossas vidas. Na compreensão de como determinadas cores afetam nosso humor e como as pessoas reagem emocionalmente às cores, podemos transmitir um pensamento ou uma ideia sem dizer uma única palavra.
Ao usar uma cor como uma forma de comunicação não-verbal, podemos definir o tom para reuniões de negócios, datas ou qualquer outra interação social.
O especialista americano em gerenciamento de imagem e reputação, William Diaz, oferece alguns significados de cores para te ajudar a utilizá-las nos lugares e momentos corretos. Veja abaixo:
VERMELHO
O vermelho é a cor da energia, vitalidade e paixão. Ele é usado por pessoas que se esforçam para dominar tudo.
Ele excita as emoções e nos motiva a agir, mas o excesso de vermelho ao nosso redor pode nos deixar mais irritados, agitados e com raiva.
Na publicidade, o vermelho é visto frequentemente em produtos que atraem os homens e é visto em geral como um forte apelo à ação. Ele convida as pessoas a reagir em um nível emocional, em vez de um nível intelectual, e apela ao instinto de uma pessoa.
AMARELO
O amarelo está ligado à diversão, abertura, cordialidade e alegria. Ele mostra uma singularidade e individualidade que transborda em pessoas criativas.
O amarelo é muito usado na publicidade porque atrai a atenção por ser uma reminiscência de calor. Ele é usado em produtos ou lugares que querem ser vistos como convites a eventos sociais.
Uma empresa como o McDonald’s, por exemplo, destaca o amarelo porque quer transmitir às pessoas a sensação de ‘abertura’, convidando-as a entrar em suas lanchonetes.
LARANJA
Laranja é otimismo e é conhecido como a cor do ‘alto astral’. Ela combina os atributos de cores vermelha e amarela, tendo a energia a partir do primeiro e do calor do último. Ele também tem um efeito estimulante sobre o apetite. Muitos restaurantes incorporam laranja em seus menus ou em sua decoração, a fim de fazer seus clientes comerem mais.
Laranja também está associado a um pragmatismo combinado com uma veia artística. Isto torna mais popular entre as empresas que oferecem aos consumidores as ferramentas para criar algo.
AZUL
O azul é uma cor de confiança, uma cor que mostra uma sinceridade e uma conexão entre as pessoas. Sua natureza suave torna popular entre psicólogos e outros que querem transmitir uma facilidade e promover a comunicação.
Esta segurança também a torna uma das cores mais populares em publicidade.
A cor azul encoraja as pessoas a relaxar e considerar cuidadosamente uma ação (é o oposto do vermelho, que incita uma ação imediata).
VERDE
De todas as cores, esta é a mais associada com o crescimento e renascimento. A cor verde nos faz remete à primavera e associa nossos pensamentos a novas mudanças e novos começos. Estas características tornam o verde uma boa cor para aplicar a um produto.
O verde também é bom para inspirar o pensamento de dinheiro, tornando-se uma ferramenta útil se você está apelando para a carteira de uma pessoa para oferecer valor ou opções para economizar.
ROXO
Na publicidade, esta cor simboliza a realeza. Ele é usado por produtos que desejam transmitir uma sensação de alta qualidade. Uma marca que usa o roxo em um produto significa que ele é o top de linha, o melhor dos melhores, e merece ser mais caro que os demais.
Se a sua marca está vendendo um prestígio ou estilo de vida de luxo, esta é uma ótima cor para escolher.
MARROM
Ele é o oposto do roxo. Marrom representa a terra e uma estabilidade e confiabilidade. Esta cor pode não ser chamativa, mas ela representa a conclusão de trabalhos.
Não é presumido e é completamente prático. Talvez um pouco chato, mas no final extremamente confiável. É prático e não tem frescuras, mas começa o trabalho de forma eficaz.
A UPS é um grande exemplo de uma marca associada com esta cor.