Os ruídos de uma cafeteria podem tornar você mais criativo? A ciência diz que sim. E um novo ‘app’ oferece esse clamor criativo por muito menos do que um frapuccino.
Parece que há um bom motivo para se ir trabalhar numa cafeteria além do wi-fi grátis.
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica e da Universidade da Virgínia sugere que um ambiente com ruído moderado – cerca de 70 decibéis, como os encontrados nos cafés – pode aumentar sua capacidade de ter ideias criativas.
A distração do barulho moderado, especulam os pesquisadores, pode ajudar no pensamento abstrato.
E agora você pode ter esse impulso criativo sem cafeína com o Coffitivity (coffitivity.com), um aplicativo online grátis que oferece um loop infinito com sons de uma cafeteria – basta acessar o site, colocar seus fones de ouvido e ficar ouvindo conversas distantes e talheres batendo.
Um jovem de 23 anos, Justin Krauszler, consultor de desenvolvimento de negócios na Universidade de Virgínia, teve essa ideia após ler a respeito desse estudo.
Krauszler passou quatro dias trabalhando em uma cafeteria e ficou maravilhado ao notar como suas ideias fluíram bem em meio aos ruídos do estabelecimento.
Ele pediu para voltar em um quinto dia, mas seu chefe disse não. Então ele fez um curso online de programação e criou esse app.
E Krauszler parece não ser o único que gosta dos barulhos de seu ‘café virtual’. O Coffitivity já recebe cerca de 15 mil visitas por dia.
E você? Já teve a oportunidade de passar uma manhã ou tarde trabalhando numa cafeteria? Você se sentiu mais criativo ou acha que essa pesquisa é uma bobagem?
Deixe sua opinião nos comentários!