Muitas pessoas perdem tempo pensando demais no que precisam fazer. A gestão do tempo não deve ser complexa. Pelo contrário, deve ser simples, eficiente e orientada ao estilo de vida.
Em vez de realmente dar o próximo passo, você se pega parado e pensando no que fazer?
[pullquote]Se você passar o dia todo se perguntando o que pode fazer, nunca vai descobrir o que você realmente consegue fazer.[/pullquote]Não é preciso técnicas complicadas para ser produtivo. Muitas vezes as pessoas criam uma confusão desnecessária tornando sua produtividade muito complexa. Elas gastam tanto tempo pensando no que fazer que acabam não fazendo.
A produtividade não deve ser complicada e a ação mais simples geralmente é a mais eficaz.
Não perca tempo pensando demais.
Veja 7 erros que você comete ao pensar demais nas suas ações:
- Ter muitas ferramentas. Muitas ferramentas de produtividade não levam à eficiência. Pelo contrário, trazem confusão e desordem. Você não precisa do mais novo e incrível app, gadget ou método para ser eficiente a menos que vá aposentar o antigo. É preferível ter apenas uma ferramenta por tipo de tarefa.
- Esperar o momento perfeito. Nunca vai haver um momento perfeito para chegar ao seu objetivo. Não espere que as coisas vão andar mais devagar (não vão) e não espere o momento certo. O melhor momento é agora.
- Excesso de planejamento. Outro erro comum sobre produtividade é o excesso de planejamento. Desenvolver eternamente a solução perfeita não conclui o trabalho. Como diz o ditado: “Um plano bom agora é melhor do que um plano perfeito semana que vem.”
- Achar que só existe uma maneira. Não fique preso no “caminho certo” para ser produtivo. Use métodos que funcionam para você. Todos nós trabalhamos de forma diferente. Não caia no mito de que há apenas uma forma de ser produtivo.
- Criar um sistema muito complexo. Se o seu sistema de gerenciamento de tempo requer um fluxograma para dizer qual a próxima ação, então é muito complicado. Você não está sendo mais eficiente, apenas criando mais oportunidades para que o sistema falhe.
- Não tomar decisões. Este é o exemplo clássico de ‘pensar demais’. Você pensa e pensa, mas nunca decide. Se você não tomar decisões, a vida vai tomar por você. Uma má decisão é muitas vezes melhor do que decisão nenhuma.
- Não começar. Pare de ponderar. Comece a agir. Você não poderá terminar se nunca começar.
Se você está perdendo tempo demais pensando em como fazer alguma coisa, apenas comece a fazer. O resto virá naturalmente.
E qual é a sua dica para concluir trabalhos sem pensar demais? Conte sua história nos comentários abaixo.